quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Meus Ensaios

Em Tempos de Globalização ...

Recentemente, me surpreendi com uma reportagem exibida por uma emissora de televisão de nossa cidade. A matéria tratava de uma festa de aniversário de uma garota de 14 anos de idade.
O motivo da surpresa é que a festa de aniversário aconteceu em uma "lan house", onde a aniversariante convidou doze amigos e, ali, passarm três horas em frente ao computador com seus jogos em rede.

Ao termino da reportagem, tive a constatação de que realmente estamos em tempos de Globalização. As relações sociais estão se transformando e "colocando em risco" a noção de afetividade, solidariedade e, o que é pior fazendo com que os contatos sociais fiquem cada vez mais frios e escassos.

Diante desse quadro, nos resta ainda a escola. Ambiente que preserva os laços de socialização entre os indivíduos que, naturalmente, são sociais e necessitam do contato com outros da sua espécie, a fim de que a sociedade respire e almeje tempos de tolerância e humanização.

Felizmente, nós educadores, temos que manter a chama ainda acesa. Somos canais desse processo social e, também, responsáveis pelo papel profissional que desempenhamos: o de educar para transformar.

Por Weliandrei Campelo

Nenhum comentário: