sexta-feira, 6 de abril de 2012

ARISTÓTELES


Upaon Açu 2º ano EM 
Bases do pensamento lógico e científico

Sua breve história...
Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Em 343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com 13 anos de idade, que será o mais célebre conquistador do mundo antigo.

Da sensação ao conceito
Segundo Aristóteles, a finalidade básica das ciências seria desvendar a constituição essencial dos seres, para defini-las em termos da realidade. Assim, tudo o que vemos, pegamos, ouvimos e sentimos tinha realidade. Criticava a teoria das ideias de Platão.

Obs.: Para Aristóteles, a observação da realidade existente por nossos sentidos leva-nos à constatação da existência real de inúmeros seres individuais, concretos, mutáveis.

Método Indutivo
Para Aristóteles, a ciência deveria partir da realidade sensorial – empírica – para buscar nela as estruturas essenciais de cada ser. A finalidade da ciência deve ser a compreensão do universal, visando definições essenciais, que possam ser utilizadas de modo generalizado.

Indução... Significa a operação mental que vai do particular para o geral. Representa para Aristóteles, o processo intelectual básico de aquisição de conhecimento.

É por meio do método indutivo que o ser humano pode atingir conclusões científicas, conceituais, de âmbito universal.

Hilemorfismo teleológico:
Aristóteles formulou uma teoria da realidade que ficou conhecida como Hilemorfismo teleológico. Para Aristóteles ficava difícil conceber que o inteligível estivesse totalmente separado da realidade concreta, perceptível aos nossos sentidos, pertencendo a outro mundo, como dizia Platão.

Matéria e forma
Achava que o sensível e o inteligível tinham que estar unidos.
“as coisas são o que são em sua própria natureza”.
Matéria: o princípio indeterminado dos seres, mas que é determinável pela forma.
Forma: o princípio determinado em si próprio, mas que é determinante em relação à matéria.

Obs¹.: Assim, tudo o que existe compõe-se de matéria e forma, daí o nome hilemorfismo. Nos processos de mudança, é a forma que muda; a matéria mantém-se sempre a mesma.

Obs.²: Notemos que Aristóteles não desprezava totalmente as ideias de Platão, mas sim a complementava.

Nenhum comentário: