sexta-feira, 6 de abril de 2012

CULTURA


Dom Quixote
O que é cultura?
É um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. É informação, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros. É o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história.

Cultura é...
É criação. É um fator de humanização. É um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural.

A cultura pode ser...
Própria de um conjunto de povos (ocidental)
Própria de uma nação (brasileira)
Própria de um grupo étnico (índios)
Própria de um grupo religioso (muçulmana)
Própria de um conjunto de pessoas de uma mesma instituição (empresarial)
É a resposta oferecida pelos grupos humanos ao desafio da existência.

Principais elementos
Segundo Robert Braidwood:
Adquirida pela aprendizagem e não por instintos;
Transmitida de geração a geração pela linguagem;
Criação exclusiva dos seres humanos;
Múltipla e variável, no tempo e espaço, de sociedade para sociedade.

Características da Cultura
Abstração: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos.
Mecanismo cumulativo: As modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, de modo que a cultura transforma-se perdendo e incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência, reduzindo o esforço das novas gerações.
Mecanismo adaptativo: a capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais rápida do que uma possível evolução biológica.
O homem não precisou, por exemplo, desenvolver longa pelagem e grossas camadas de gordura sob a pele para viver em ambientes mais frios – ele simplesmente adaptou-se com o uso de roupas, do fogo e de habitações.

Quase se pode dizer que a cultura vive nas mentes das pessoas que a possuem. Mas as pessoas não nascem com ela; adquirem-na à medida que crescem. [...] Quando falo de cultura, estou pensando em algo que perdurou através do tempo”.
(Robert Braidwood. Homens Pré-Históricos. P.41-42)

Nenhum comentário: