sexta-feira, 6 de abril de 2012

EPISTEMOLOGIA CONTEMPORÂNEA


Dom Quixote

 As Reflexões sobre o método científico
A partir das transformações no campo científico ocorridas na passagem do séc. XIX ao XX, muitas certezas foram abaladas. Novos questionamentos foram surgindo, com a busca incessante pelo saber. A ciência assume o status de verificadora da verdade, se valendo de testes, experimentos e comprovações.  Desta forma, surgiu a Filosofia da Ciência. Ramo da filosofia voltada para a análise da questões epistemológicas. Neste sentido, a filosofia da ciência está intimamente relacionada à epistemologia.
A filosofia da ciência é aquela disciplina que se debruça sobre o problema do conhecimento adquirido por ela, sobretudo hoje que a verdade científica é tão provisória - a este aspeto se chama epistemologia. Tem ainda como preocupação o estudo do método das ciências e suas virtualidades.
Uma das funções da filosofia é analisar os fundamentos da ciência. O Próprio cientista já coloca questões epistemológicas quando se pergunta em que consiste o conhecimento científico e qual a validade do método que utiliza.

Círculo de Viena: critério da verificabilidade
O Círculo de Viena foi um grupo de filósofos, organizado informalmente em Viena à volta da figura de Moritz Schlick.
 O Círculo de Viena desenvolveu o neopositivismo, também denominado positivismo lógico. Enfatizou as exigências de clareza e precisão e propôs o critério da veraficabilidade para validar uma teoria científica. A teoria para ser aceita como verdadeira, deverá passar pelo crivo da verificação empírica.

Caráter provisório da ciência
Apesar do rigor do método científico, não convém concluir que a ciência seja um conhecimento certo e definitivo, pois ela avança em contínuo processo de investigação que supõe alterar ou ampliar suas conclusões, sobretudo quando são inventados ou aperfeiçoados instrumentos que proporcionam novas descobertas.
A ciência é verificável e falível.

Popper: critério da refutabilidade
É também conhecido como o critério da falseabilidade. Uma teoria se mantém como verdadeira até que seja refutada, isto é, a teoria permanece como verdadeira até que seja demonstrada sua falsidade. Para Popper, nenhuma teoria científica pode ser verificada empiricamente pelo método indutivo.
Obs.: Com essa afirmação, Popper indicou a condição transitória da validade de uma teoria. “Somente a falsidade de uma teoria pode ser provada, mas nunca sua veracidade absoluta”. Assim a ciência possui hipóteses sobre a realidade e não a certeza definitiva. Afirmava ainda que não existe observação pura, pois todas as observações são sempre realizadas à luz de pressupostos e de teorias prévias que o cientista traz consigo.

Bachelard: o caminho das rupturas epistemológicas
Filósofo francês que destacou a importância do estudo da história da ciência como instrumento de análise da própria realidade. Nesta pesquisa, a atividade científica é entendida como parte de um processo histórico amplo e que possui um caráter social. Segundo Bachelard, a ciência progride por rupturas epistemológicas quando supera obstáculos epistemológicos.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, meu Nome é Isabela e eu estudo em uma Etec aqui de Sp mesmo. Eu tenho um trabalho de filosofia para fazer sobre ''Epistemologia Contemporanea'', nós temos que fazer um teatro, uma dança e uma música seguindo este tema.
Se vc tiver um tempinho pode me dar umas dicas por favor ? Meu e-mail é isabela_rodrigues97@hotmail.com
Desde jáobrigada.

Unknown disse...

Olá, meu Nome é Isabela e eu estudo em uma Etec aqui de Sp mesmo. Eu tenho um trabalho de filosofia para fazer sobre ''Epistemologia Contemporanea'', nós temos que fazer um teatro, uma dança e uma música seguindo este tema.
Se vc tiver um tempinho pode me dar umas dicas por favor ? Meu e-mail é isabela_rodrigues97@hotmail.com
Desde jáobrigada.