sábado, 14 de abril de 2012

ENEM – Competências e Habilidades



O QUE É O ENEM?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). A partir de 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar a 51 IES públicas pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

A Matriz das Competências e Habilidades do ENEM
A matriz está organizada nas quatro áreas que comporão o exame: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática.
A avaliação é feita por critérios de competências e habilidades. De acordo com o MEC (Ministério da Educação):
    As competências são as modalidades da inteligência que usamos para estabelecer relações entre o que desejamos conhecer.
   Já as habilidades são competências adquiridas e estão ligadas ao "saber fazer".

COMPETÊNCIAS...
Vejamos algumas competências exigidas pelo MEC:
  • ü  Dominar linguagens;
  • ü  Compreender fenômenos;
  • ü  Enfrentar situações-problema;
  • ü  Construir argumentações;
  • ü  Elaborar propostas de intervenção solidária.


HABILIDADES...
As Habilidades exigidas pelo ENEM:
1- Compreender e utilizar variáveis;
2- compreender e utilizar gráficos;
3- analisar dados estatísticos;
4- inter-relacionar linguagens;
5- contextualizar arte e literatura;
6- compreender as variantes lingüísticas;
7- compreender a geração e o uso de energia;
8- compreender a utilização dos recursos naturais;
9- compreender a água e sua importância;
10- compreender as escalas de tempo;
11- compreender a diversidade da vida;
12- utilizar indicadores sociais;
13- compreender a importância da biodiversidade;
14- conhecer as formas geométricas;
15- utilizar noções de probabilidade;
16- compreender as causas e conseqüências da poluição ambiental;
17- entender processos e implicações da produção de energia;
18- valorizar a diversidade cultural;
19- compreender diferentes pontos de vista;
20- contextualizar processos históricos;
21- compreender dados históricos e geográficos.

Algumas Dicas para o ENEM:
  • ü  Tenha Um objetivo: PASSAR;
  • ü  Se dedique com disciplina;
  • ü  Vença o desânimo e o cansaço;
  • ü  Acredite mais em você;
  • ü  Organize seus horários de estudos;
  • ü  Mantenha-se atualizado em relação ao Mundo;
  • ü  Fique atento às propostas e ao tempo da prova.


EXEMPLOS ENEM/11: QUESTÃO 01
Movimento dos Caras-Pintadas
 Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010
O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares
de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico:
a) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
b) Manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
d) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
e) tornou-se porta da voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor. (x)

EXEMPLOS ENEM/11: QUESTÃO 27
Foto de Militão, São Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org). História da vida privada no Brasil.Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?
a) O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.
b) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.
c) O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata. (x)
d) A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.
e) A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto.

LEMBRE-SE:
Todos os professores, coordenadores e familiares estão torcendo por você.
Todo esforço será válido e gratificante.
O Seu sucesso é o Nosso Sucesso!

Com carinho:
Pro.: Weliandrei Campelo

Um comentário:

SONIA Comper Brandalize disse...

gostei dessas dicas e esclarecimentos sobre o ENEM...nossos aluno precisam é disso...saber porque devem fazer...e sua publicação vem de encontro ao que eles precisam...parabens