O QUE É O ENEM?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como
parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior (IES)
públicas e privadas. A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as
bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). A partir de 2009, ela
passou a ser a única forma de se candidatar a 51 IES públicas pelo SiSU
(Sistema de Seleção Unificada).
A Matriz das Competências e Habilidades do ENEM
A matriz está organizada nas quatro áreas que
comporão o exame: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e
matemática.
A avaliação é feita por critérios de competências
e habilidades. De acordo com o MEC (Ministério da Educação):
As competências são as
modalidades da inteligência que usamos para estabelecer relações entre o que
desejamos conhecer.
Já as habilidades são
competências adquiridas e estão ligadas ao "saber fazer".
COMPETÊNCIAS...
Vejamos algumas competências exigidas pelo MEC:
- ü Dominar linguagens;
- ü Compreender fenômenos;
- ü Enfrentar situações-problema;
- ü Construir argumentações;
- ü Elaborar propostas de intervenção solidária.
HABILIDADES...
As Habilidades exigidas pelo ENEM:
1- Compreender e utilizar variáveis;
2- compreender e utilizar gráficos;
3- analisar dados estatísticos;
4- inter-relacionar linguagens;
5- contextualizar arte e literatura;
2- compreender e utilizar gráficos;
3- analisar dados estatísticos;
4- inter-relacionar linguagens;
5- contextualizar arte e literatura;
6- compreender as variantes lingüísticas;
7- compreender a geração e o uso de energia;
7- compreender a geração e o uso de energia;
8- compreender a utilização dos recursos naturais;
9- compreender a água e sua importância;
10- compreender as escalas de tempo;
9- compreender a água e sua importância;
10- compreender as escalas de tempo;
11- compreender a diversidade da vida;
12- utilizar indicadores sociais;
13- compreender a importância da biodiversidade;
14- conhecer as formas geométricas;
12- utilizar indicadores sociais;
13- compreender a importância da biodiversidade;
14- conhecer as formas geométricas;
15- utilizar noções de probabilidade;
16- compreender as causas e conseqüências da poluição ambiental;
17- entender processos e implicações da produção de energia;
18- valorizar a diversidade cultural;
19- compreender diferentes pontos de vista;
20- contextualizar processos históricos;
21- compreender dados históricos e geográficos.
16- compreender as causas e conseqüências da poluição ambiental;
17- entender processos e implicações da produção de energia;
18- valorizar a diversidade cultural;
19- compreender diferentes pontos de vista;
20- contextualizar processos históricos;
21- compreender dados históricos e geográficos.
Algumas Dicas para o ENEM:
- ü Tenha Um objetivo: PASSAR;
- ü Se dedique com disciplina;
- ü Vença o desânimo e o cansaço;
- ü Acredite mais em você;
- ü Organize seus horários de estudos;
- ü Mantenha-se atualizado em relação ao Mundo;
- ü Fique atento às propostas e ao tempo da prova.
EXEMPLOS ENEM/11: QUESTÃO 01
Movimento dos Caras-Pintadas
Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010
O movimento representado na imagem, do início dos
anos de 1990, arrebatou milhares
de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude,
movida por um forte sentimento cívico:
a) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a
campanha Diretas Já.
b) Manifestou-se contra a corrupção e pressionou
pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a
internet para agendar suas manifestações.
d) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e
protagonizou ações revolucionárias armadas.
e) tornou-se porta da voz da sociedade e
influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor. (x)
EXEMPLOS ENEM/11: QUESTÃO 27
Foto de Militão, São
Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org). História da vida privada no Brasil.Império:
a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do
séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal
retratado acima?
a) O uso de trajes simples indica a rápida
incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.
b) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha
aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.
c) O uso de sapatos é um importante elemento de
diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem
escravocrata. (x)
d) A utilização do paletó e do vestido demonstra a
tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em
relação aos brasileiros.
e) A adoção de roupas próprias para o trabalho
doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social
naquele contexto.
LEMBRE-SE:
Todos os professores, coordenadores e familiares estão torcendo por você.
Todo esforço será válido e gratificante.
O Seu sucesso é o Nosso Sucesso!
Com carinho:
Pro.: Weliandrei Campelo
Um comentário:
gostei dessas dicas e esclarecimentos sobre o ENEM...nossos aluno precisam é disso...saber porque devem fazer...e sua publicação vem de encontro ao que eles precisam...parabens
Postar um comentário