sexta-feira, 6 de abril de 2012

INFLUÊNCIAS OU NÃO!?


Essa semana, durante uma aula, debatemos sobre como os meios de comunicação podem influenciar ou não os gostos e desejos das pessoas, fazendo com que seus conceitos de bom, ruim, agradável e útil sejam modificados. Destacamos o tema musical, já que atualmente os jovens são envolvidos por músicas e ritmos, que mexem com o modo de viver dos adolescentes e jovens. Citemos o caso dos bailes funck no Rio de Janeiro, em expansão por todo Brasil.

Dessa forma, resolvi colocá-los em prova nesse instante. Trouxe a letra de duas músicas que tratam da mulher como foco da inspiração musical. A primeira é um Funk do MC Saed intitulada “Que é isso novinha?” e a segunda é “Pensar em você” do cantor e compositor Chico César. 

No que se refere à abordagem e sentido da letra, leiam as duas músicas e tire suas próprias conclusões.

Saudações Filosóficas!!!

Música 01
Que é isso Novinha? (Mc Saed)
 Eu mc saed, fui da um rolé com um amigo na comunidade
Chegando lá ele me apresentou uma novinha, e me deu logo o papo reto,
Falou assim ó: essa novinha fode pra caralho ein,
Eu falei mentira, ele falou verdade,
Eu tirei a novinha de cima em baixo e falei: ele ta de caô,
Papo vai papo vem, consegui arrastar a novinha pra dentro do carro,ta ligado,
Ai ela mandou assim pra mim ó:
Deixa eu pegar na sua piroca, de-deixa?
Que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso.
O bagulho foi ficando envolvente ai ela mandou assim ó, bota na minha buceta?
Que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso.
Com aquela cara de safada, com aquela cara de tarada ela mandou assim pra mim ó, dede-deixa eu sentar na sua piroca?
Que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso.
O bagulho foi ficando doido, o bagulho foi ficando louco, o vidro do carro ja tava ficando embaçado e ela mandou assim pra mim, me come de quatro?
Que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso.
Minha piroca ja tava ficando envernizada, ja tava ficando naquele clima, quando ela mandou assim pra mim, eu não aguentei, goza na minha cara?
Caralho novinha que isso, caralho novinha que isso, caralho novinha que isso,
Que isso novinha, que isso,
Caralho novinha que isso, caralho novinha que isso, caralho novinha que isso, que isso novinha que isso,
Caralho novinha que isso, que isso novinha que isso, que isso novinha que isso, que isso novinha que isso, caralho novinha que isso.

Música 2
Pensar em Você (Chico César)
É só pensar em você
Que muda o dia
Minha alegria dá pra ver
Não dá pra esconder
Nem quero pensar se é certo querer
O que vou lhe dizer
Um beijo seu
E eu vou só pensar em você
Se a chuva cai e o sol não sai
Penso em você
vontade de viver mais
Em paz com o mundo e comigo
Se a chuva cai e o sol não sai
Penso em você
Vontade de viver mais
Em paz com o mundo e consigo.

Então, o que Platão nos quis dizer em soltar as amarras da Caverna? E em que a sociedade continua “presa”? Como os meios de comunicação se comportam? E como a sociedade responde a tudo isso?

OBS.: Trata-se apenas uma atividade reflexiva. Leiam e depois reflitam....

Nenhum comentário: