domingo, 29 de abril de 2012

MAX WEBER


AÇÃO SOCIAL

MAX WEBER  (1864-1920)
Sociólogo e Cientista Político alemão, considerado um dos mais importantes pensadores modernos, ele foi um dos fundadores clássicos da Sociologia.
Criou a Sociologia da Religião, na qual desenvolvia estudos comparados entre a história econômica e a história das doutrinas religiosas.

Max Weber ...
Nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha), numa família de burgueses liberais.
Desenvolveu estudos de direito, filosofia, história e sociologia, constantemente interrompidos por uma doença que o acompanhou por toda vida.
Iniciou a carreira de professor em Berlim e, em 1895, foi catedrático na universidade de Heidelberg. Foi também um dos primeiros cientistas sociais a chamar a atenção para o fenômeno da burocracia, não só no Estado moderno mas também ao longo da História. De acordo com ele, a Sociologia deveria estudar o sentido da ação humana individual, que deve ser buscado pelo método da interpretação e da compreensão.
Weber preocupava-se ainda com a responsabilidade social dos cientistas políticos e defendia a busca de neutralidade na vida acadêmica e na investigação científica. É a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo; acentua a importância de ser a ação social uma espécie de conduta que envolve significado para o próprio agente.

Max Weber e seu pensamento
As teorias de Weber exerceram grande influência sobre as Ciências Sociais a partir da década de 1920. Em uma de suas obras mais conhecidas, procurou demonstrar a existência de uma estreita ligação entre a ética protestante e ascensão do capitalismo.
Principais Obras: A ética protestante e o espírito do capitalismo (1905);
       Economia e Sociedade (publicada postumamente em 1922).

Weber e a dominação
No cerne de relações sociais, moldadas pelas lutas, Max Weber percebe de fato a dominação, dominação esta, assentada em uma verdadeira constelação de interesses, monopólios econômicos, dominação estabelecida na autoridade, ou seja, o poder de dar ordens, por isso ele acrescenta a cada tipo de atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominação particular.

Segundo a perspectiva de Weber, o caráter particular e específico de cada formação social e histórica deverá ser respeitada.
O conhecimento histórico, entendido como a busca de evidências, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social.

Weber  e suas perspectivas...
Weber consegue dominar duas perspectivas:
A Histórica: que respeita as particularidades de cada sociedade;
A Sociológica: que ressalta os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico.

MAX WEBER E AÇÃO SOCIAL
O objeto de investigação é a AÇÃO SOCIAL, a conduta humana dotada de sentido, isto é, de uma justificativa subjetiva e elaborada.
É o agente social que dá sentido à sua ação: estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
Para Weber, as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação.

Para Weber ...
Cada indivíduo age levado por motivos que resultam da influência da tradição, dos interesses racionais e da emotividade.
A tarefa do cientista era descobrir os possíveis sentidos da ação humana.
O cientista, como todo indivíduo em ação, age guiado por seus motivos, sua cultura, sua tradição.

Portanto ...
Para a sociologia Weberiana, os acontecimentos que integram o social tem origem nos indivíduos. Qualquer que seja a perspectiva adotada por um cientista, ela será sempre parcial. Um mesmo acontecimento pode ter causas econômicas, políticas e religiosas, sem que nenhuma dessas causas seja superior à outra em significância.

Referência
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade.
São Paulo: Moderna, 2005.

Nenhum comentário: