sábado, 14 de abril de 2012

PITÁGORAS DE SAMOS




Foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 49 a.C. ou 496 a.C. A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa 
altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois mãe ao consultar a pitonisa (sacerdotisa de Apolo, que faziam profecias em transes) soube que a criança seria um ser excepcional. Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de PITAGÓRICA, sendo considerada a primeira Universidade do Mundo.

A ESCOLA PITAGÓRICA: Segundo o pitagorismo, o princípio fundamental que forma todas as coisas é o número, não distingue forma, lei e substância, considerando o número o elo entre estes elementos. Para esta escola existiam quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Investigaram as relações matemáticas e descobriram vários fundamentos da física e da matemática. Pitágoras descobriu a chamada Serie Harmônica (música). Descobriu o teorema que afirma: Em todo triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Acreditavam na esfericidade da Terra e dos corpos celestes, e na rotação da Terra, com o que explicavam a alternância de dias e noites.

PARA PITÁGORAS... Tudo dependia dos números, pois ele geravam harmonia e arte. A essência dos seres, a arché, teria uma estrutura matemática da qual derivariam problemas como: finito, infinito, par e ímpar, unidade e multiplicidade, etc. Dizia que “no fundo de todas as coisas” a diferença entre os seres consiste, essencialmente, em uma questão de números (limite e ordem das coisas).

Nenhum comentário: