domingo, 29 de abril de 2012

A EXISTÊNCIA DA ÉTICA


Senso Moral e Consciência Moral
SENSO MORAL:   Norteia atitudes que passam com o tempo a ser uma forma de conduta do ser humano para que ele tenha a capacidade de optar pelo caminho mais adequado para resolver seus problemas.
É todo esse projeto de formação de caráter que molda a consciência moral do indivíduo.
CONSCIÊNCIA MORAL: Diz respeito ao modo como julgamos as situações.

Podemos entender que...
O senso moral e a consciência moral julgam e absorvem valores; como justiça, integridade, honradez, honestidade etc., além de sentimentos, como culpa, vergonha, amor, dúvida, medo, que conjuntamente agrupam as decisões que vamos tomar a partir de nossa consciência moral.

Enfim, é um processo de valorização do conhecimento, do que deve ser, separado entre o bem e o mal, ou entre o bom e o mau.

O Senso moral é a maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes segundo ideias como as de justiça e injustiça.
É a avaliação de nosso comportamento segundo ideias como as de certo e errado, ou seja, é, a maneira como avaliamos a conduta e a ação de outras pessoas segundo ideias como as de mérito e grandeza de alma.

Consciência Moral
Não se limita aos nossos sentimentos morais, mas se refere também às avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros.
O senso moral e a consciência moral referem-se a valores, a sentimentos provocados pelos valores (admiração, vergonha, culpa, amor, dúvida, medo) e as decisões que conduzem a ações e consequências para nós e para os outros.

Os sentimentos e as ações morais são aquelas que dependem apenas de nós mesmos, que nascem de nossa capacidade de avaliar e decidir por nós mesmos e não levados por outros ou obrigados por eles; em outras palavras, o senso e a consciência morais têm como pressuposto fundamental a ideia de liberdade do agente.

Nenhum comentário: