sábado, 14 de abril de 2012

EMPÉDOCLES DE AGRIGENTO


Nasceu em 490 a.C. na Sicília. Deu seguimento à tradição democrática da sua família, ajudando a derrubar o governo oligarquico da região.  Diz-se que ele foi magnânimo apoiando os pobres; severo na perseguição dos abusos da aristocracia e até declinou de governar a cidade quando lhe foi oferecido. De acordo com Aristóteles, ele morreu com 60 anos (c. 430 a.C.), embora outros escritores o tenham como vivendo até aos cento e nove anos de idade. Há alguns mitos acerca da sua morte: uma tradição, que é atribuída a Heráclides do Ponto, representa-o como tendo sido removido da terra; enquanto outras o têm perecendo nas chamas do Monte Etna.

OS QUATRO ELEMENTOS: Ele sustentava a idéia de que o mundo seria constituído por quatro princípios: água, ar, fogo e terra. Tudo seria uma determinada mistura desses quatro elementos, em maior ou menor grau, e seriam o que de imutável e indestrutível existiria no mundo. Chamou estes quatro elementos de "raízes" que, de maneira típica, também identificou com os nomes míticos dos deuses Zeus, Hera, Nestis e Aidoneu. É na agregação e segregação de elementos que assim resulta o verdadeiro processo que corresponde ao que é popularmente chamado de crescimento, aumento ou diminuição.

PRINCÍPIOS UNIVERSAIS: Duas forças fundamentais responsáveis pela manutenção do universo:
                                          O AMOR - que unia os elementos (raízes) e
                                          O ÓDIO - que os separava.
A morte para ele era simplesmente a desagregação dos elementos. Segundo ele, todos nós fazíamos parte do todo que se renovava em ciclos, reunindo-se (nascimento) e separando-se (morte). Se os elementos são o conteúdo do universo, então o Amor e o Ódio explicam a sua variação e harmonia. O Amor e o Ódio são forças atrativas e repulsivas que o olho comum põe em funcionamento entre o povo, mas que realmente permeiam o universo.

A ESFERA DE EMPÉDOCLES: As Forças Fundamentais (AMOR e ÓDIO) fazem um movimento cíclico, de conexão e separação das coisas. Eles imperam alternadamente sobre as coisas, - sem contudo algum ser sempre muito ausente. Empédocles assumia um universo cíclico onde os elementos regressam e preparam a formação da esfera para o próximo período do universo. A esfera, sendo a personificação da existência pura, é a personificação ou representação de deus. A Esfera de Empédocles é esse movimento cíclico realizado pelos princípios fundamentais.

Nenhum comentário: