sexta-feira, 6 de abril de 2012

PERÍODO HELENÍSTICO


Marista 1º ano EM


Período Helenístico
Trata-se do último período da filosofia antiga, quando a pólis grega desaparece como centro político e deixa de ser a referência principal dos filósofos. Os filósofos dizem, agora, que o mundo é a sua cidade e que eles são cidadãos do mundo.
Período chamado de filosofia cosmopolita.
De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava.
O helenismo marcou um período de transição para o domínio e apogeu de Roma. A amplidão do Império Romano, a presença crescente das religiões orientais no Império, os contatos comerciais e culturais entre Ocidente e Oriente fizeram aumentar os contatos dos filósofos helenistas com a sabedoria Oriental.

Mudança no olhar filosófico
O grande tema do conhecimento não era mais a política, a filosofia voltou-se para o interior do homem e às questões éticas, em busca de um bem existencial capaz de promover a serenidade interior e felicidade.Uma ética voltada para a busca da felicidade, através da harmonização do homem.
Aparição de aspectos místicos e religiosos no pensamento e na ação.

Os Campos do conhecimento filosófico
Aristóteles tratou de dividir os campos do saber tomando por base a distinção  entre ação e contemplação. Levou em conta seus objetos e finalidades produtivas, éticas e políticas ou intelectuais.
Ciências Produtivas; Práticas; teoréticas ou contemplativas.
CIÊNCIAS PRODUTIVAS: Ciências que estudam as práticas produtivas ou as técnicas, isto é, as ações humanas cuja finalidade está para além da própria ação, pois a finalidade é a produção de um objeto, de uma obra. Ex.: arquitetura, economia, medicina, pintura, escultura, poesia, teatro...
Todas as produções humanas que resultam em um produto.
CIÊNCIAS PRÁTICAS: Ciências que estudam as práticas humanas como ações que têm nelas mesmas seu próprio fim, isto é, a finalidade da ação não é chegar a um produto diferente do agente, mas é a realização do próprio agente. Não há distinção entre o agente e o ato que realiza. São elas: ética e política.
CIÊNCIAS TEORÉTICAS OU CONTEMPLATIVAS: São aquelas que estudam coisas que existem independentemente dos homens e de suas ações e que, não tendo sido feitas pelos homens, só podem ser contempladas por eles. São as coisas da natureza e as coisas divinas.

NOTA: A filosofia, para Aristóteles, encontra seu ponto mais alto na metafísica e na teologia, de onde derivam todos os outros conhecimentos.

Nenhum comentário: