sábado, 14 de abril de 2012

PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA


Principais períodos da Filosofia
A filosofia esta dividida em ralação à história da sociedade ocidental.
FILOSOFIA ANTIGA (do séc. VI a.C. ao século VI d.C);
FILOSOFIA PATRÍSTICA (do séc. I ao século VII)
FILOSOFIA MEDIEVAL (do séc. VIII ao séc. XIV)
FILOSOFIA DA RENASCENÇA (séc. XIV)
FILOSOFIA MODERNA (do século VVII a meados do séc. XVIII)
FILOSOFIA DA ILUSTRAÇÃO OU ILUMINISMO (séc. XVIII ao início do séc. XIX)
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA


Filosofia Antiga: Compreende os quatro grandes períodos da filosofia grego-romana, indo dos pré-socráticos aos grandes sistemas do período helenístico.

Filosofia Patrística: Inicia-se com as epístolas de Paulo e o Evangelho de São João e termina no séc. VIII, quando teve início a filosofia medieval. É conhecida como Patrística pois teve intensa participação de Paulo e João, mas também dos chamados Padres da Igreja, os primeiros dirigentes espirituais e políticos do Cristianismo, após a morte dos apóstolos. Visava conciliar a nova religião – cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos. A filosofia Patrística tem a tarefa religiosa da evangelização e à defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos. Foi de alguma forma obrigada a introduzir ideias desconhecidas para os filósofos greco-romanos: a ideia de criação do mundo a partir do nada, de pecado original do homem e etc. Com Santo Agostinho e Boécio, a ideia de “homem interior”, isto é, da consciência moral e do livre-arbítrio da vontade, onde o home escolhe entre o bem e o mal. Para impor essas concepções, foram criados os decretos divinos, dogmas. Que seriam verdades irrefutáveis e inquestionáveis. Com isso, surge uma distinção, desconhecida pelos antigos, entre verdades reveladas ou da e verdades da razão  ou humanas, ou seja, entre verdades sobrenaturais e verdades naturais.
Obs.: Desta forma, o grande tema de toda a filosofia Patrística é o da possibilidade ou impossibilidade de conciliar a razão com a FÉ.

Filosofia Medieval: Abrange pensadores europeus, árabes e judeus. É o período em que a Igreja Romana dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava Cruzadas à Terra Santa.
  

Filosofia da Renascença: É marcada pela descoberta de obras de Platão desconhecidas na Idade Média e de novas obras de Aristóteles, que passam a ser lidas em grego e receber novas traduções latinas, mais acuradas e fiéis.
 

Três Grandes linhas de Pensamento da Renascença
1 - Aquela proveniente da leitura de três diálogos de Platão (Banquete, Fédon, Fedro).
2 - Aquela originária dos pensadores florentinos, que valorizava a vida ativa (a política) e defendia a liberdade das cidades italianas contra o Império Romano-Germânico, isto é, contra o poderio dos papas.
3 - Aquele que propunha o ideal do homem como artífice de seu próprio destino.

Obs.: Essas três grandes linhas  de pensamento explicam por que se costuma falar  no humanismo como traço predominante da Renascença, uma vez que nelas o homem é valorizado, colocado como centro do Universo, defendido em sua liberdade e em seu poder criador e transformador. As descobertas marítimas ajudou a intensa atividade teórica e prática. Essa efervescência cultural e política levou a críticas profundas à Igreja Romana, culminando  na Reforma Protestante, baseada na ideia de liberdade de crença e de pensamento.

Filosofia Moderna
Conhecido como o Grande Racionalismo Clássico. Tenta vencer o Ceticismo. Para vencer o ceticismo e restaurar o ideal filosófico da possibilidade do conhecimento racional verdadeiro e universal. Os principais pensadores desse período foram: Franciis Bacon, Descartes, Galileu, Pascal, Hobbes, Espinosa, Newton, dentre outros.

Filosofia do Iluminismo
Nesse período também  crê nos poderes da razão, chamada As luzes. Nesse período há grande interesse pelas ciências que se relacionam com a ideia de transformação progressiva. Há igualmente grande interesse e preocupação com as artes, na medida em que elas são a expressão por excelência do grau de progresso de uma civilização. Os principais pensadores do período foram: Hume, Voltaire, Rouseau, Kant entre outros.

Filosofia Contemporânea
Abrange o pensamento filosófico que vai de meados do século XIX e chega aos nossos dias.
Por ser o mais próximo de nós, torna-se mais complexo, mais difícil de definir, pois existem várias correntes. 



7 comentários:

Unknown disse...

parabens, me ajudou muito, com o trabalho de escola s2

Unknown disse...

parabens, e obrigado, me ajudou muito com o trabalho de escola s2

Ana Brandão disse...

Me livrou de ler páginas e mais páginas da apostila... Digamos que meu forte não seja filosofia e tendo em vista que já são 3h da manhã e eu tô caindo de sono.. Espero tirar um oito na prova! Valeu! :)

Luciano disse...

Igual ao livro porém reunindo só pontos importantes e resumidos

Luciano disse...

E esse existencialismo no perfil prof. Weliandrei

Maria Eugênia disse...

Espero que tire pelo menos um 8,0 na prova amanhã. Me livrou de ler varias páginas.

Unknown disse...

muito bom mesmo.
vai me ajudar muito no meu trabalho...
s2